quarta-feira, 27 de maio de 2009

Medicina Tradicional

Os Manchineri habitantes imemoriais do alto rio Yaco (Kajpaha), povo da família lingüística Aruak, estão distribuídos nos paises vizinhos da Bolívia, e Peru, povo que no passado encantou o Padre Alvarez, com sua musica, dança, e indumentárias. Também impressionou Wilians Chandlles com seu numero populacional e o jeito de comercializar seus objetos.
Nosso povo também conhecia bastante as plantas que serviam de medicamento para curar suas doenças, e nossos kahutu (Pajé) que dominavam a magia do mundo espiritual usando o kamalampi ou kanatiro para curar nosso povo.
Essa força espiritual possibilitava aos kahutu falar com vários animais para utilizar seus conhecimentos, e medicamentos, também podiam visitar seus parentes em outros rios utilizando a magia do kamalampi e kanatiro.
Devido o grande contato com sociedade ocidental nosso povo perdeu um pouco desse conhecimento, felizmente nossos velhos estão revitalizando esse conhecimento, pois um povo que não guarda seus conhecimentos ancestrais não poderá sobreviver neste mundo de globalização. Por que o modo de viver, a sua cultura que lhe tornará forte e diferente de outros.
Esses conhecimentos foram passados de geração em geração pelos nossos pais, não havia nada escrito, mas atualmente queremos colocar esses conhecimentos no papel para garantir que nossas gerações futuras tenham esse saber.
Também conhecer mais profundamente sobre as propriedades curativas dessas plantas, e catalogar essas plantas para um possível registro como conhecimento e saber Manchineri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário