quarta-feira, 27 de maio de 2009

Educação Manchineri



A educação Manchineri é passada de pai para filho há varias gerações, esta é iniciada quando uma criança atinge a idade necessária para aprender, participa das atividades desenvolvidas pelos adultos, não trabalhando mais observando e recebendo instruções que são orientadas pelo pai ou mãe.
Os meninos acompanham o pai nas caçadas, pescaria, a fazer as flechas, as meninas realizam as atividades de ir ao roçado buscar macaxeira, fazer as atividades de casa e preparar a caiçuma, aprendem a tecer o algodão e confeccionar a cerâmica, além de cuidar dos irmãos menores.
A Pedagogia de ensinamento é a natureza, a metodologia é a melhor maneira de fazer a flecha, a precisão na hora de mergulhar para pegar o peixe, a mira no animal a ser caçado, fazer o paneiro para carregar a macaxeira, à ida até a vertente para lavar as louças e as roupas, o pressuposto é a permanência e a sobrevivência da transmissão desses conhecimentos que é repassado de forma tão natural e recebida pelas crianças com muita naturalidade e aceitação.
A espiritualidade é de responsabilidade dos mais velhos, onde são ensinadas as crianças o respeito aos antepassados e a valorização dos conhecimentos tradicionais e a importância de sua preservação. Porém essa aprendizagem precisa de algo mais, como a contar, a comprar, a defender seu território através de conhecimentos adquiridos, fazendo a gestão e possibilitando o seu desenvolvimento e a se articular com os ocidentais dos Municípios e que adentram as aldeias. Para que isso aconteça é necessária à presença da escola nas aldeias, do professor e da capacitação dos mesmos.
O espaço da aldeia tem todo material necessário para desenvolver uma aprendizagem com qualidade sem que necessariamente tenha que se recorrer a livros didáticos tão fora de contexto, além da geometria tão bem detalhada nas pinturas corporais, tem a matemática que não ensina só a somar, mais a dividir na prática o que se tem, pois na aldeia não se vê criança passando fome, além da diversidade biológica que tem na mata tão bem preservada, que vem da maneira como os Manchineri concebem o seu mundo e o que deve ser feito para ser resguardados para todos que vem depois. Portanto para nos Manchineri não existe educação escolar indígena ou educação indígena, e sim o saber Manchineri que é utilizado para aprimorar nossos conhecimentos ancestrais e auxiliar na internalização de novos conhecimentos necessária a sobrevivência de nosso povo e as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário