sábado, 26 de setembro de 2009

Povos Indígenas no Congresso

Entre os dias 22 a 25 de setembro de 2009, os membros indígenas que compõe a ComissãoNacional de Política Indígenista - CNPI, estiveram visitando os Parlamentares ligados ao PT, PC do B, PMDB, PSDB, DEM, PSOL, PV, PDT e PR. Esta visita consistiu em buscar aliados na Câmara dos Deputados para criar uma Comissão Especial que discuta e encaminhe todos os PLs e PECs sobre os direitos indígenas que estão na Câmara.
A proposta que está na Câmara dos Deputados são copilações do PL do Deputado Luciano Pizatto, Deputado Eduardo Valverde, que foram discutido amplamente nas 10 oficinas regionais sobre o Estatuto dos Povos Indígenas que foral realizada este ano. O resultado destas oficinas foram consensuadas entre a banca da indígena e bancada governamental na Comissão Nacional de Política Indígenista - CNPI, e referenda pelo Acampamento Terra Livre - ATL, realizada no mês de maio de 2009 pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazonia Brasileira - COIAB, Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santos - APOINME, Articulação dos Povos Indígenas do Sul - ARPINSUL e Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal eRegião - ARPINPAN, estas organições juntas, formam a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB.

Toya Manchineri
Membro Titular da CNPI
Região Amazônia


Um comentário:

  1. É isso aí, Toya! Gostei do blog! Conheça o meu blog sobre Indigenismo e Meio Ambiente no endereço www.mirakatu.wordpress.com
    Vou colocar o seu blog na minha lista de blogs favoritos.
    Abraços, Ivã

    ResponderExcluir